quarta-feira, 14 de março de 2012

Programas e novelas inesquecíveis


A versão brasileira de Chiquititas, denominada Chiquititas Brasil, é uma adaptação da original argentina, escrita pela também autora da original Cris Morena com a ajuda de autores brasileiros, produzida pelo SBT e pelo canal argentino Telefé, e foi uma das telenovelas mais longas da dramaturgia brasileira, tendo 5 temporadas e ficando no lugar da mexicana Maria do Bairro, a partir de 22 de julho de 1997. As gravações da 6ª temporada já haviam começado, mas devido a saída de Cris Morena a Telefe, foram canceladas e a novela encerrou-se na 5ª temporada. De 22 de novembro de 2004 a 9 de abril de 2005, foi ao ar uma curta reprise da primeira temporada em 120 Capítulos, mas por Silvio Santos não haver pago os direitos autorais pelas reprises das temporadas brasileiras, a novela saiu do ar antes mesmo de terminar a reprise desta temporada.
Em 2007 o SBT exibiu Chiquititas 2000, a sexta temporada, mas exibiu a versão original. A 7ª temporada não foi exibida pelo fato da temporada só poder ser exibida na Argentina e Israel. No ano seguinte, 2008, o SBT exibiu uma nova temporada, Chiquititas 2006, que recebeu o título de Chiquititas 2008.

Primeira temporada (1997-1998)

A primeira temporada foi de 28 de julho de 1997 a 31 de julho de 1998 e contou com duas partes. A primeira começa quando Gabriela dá a luz, seu pai Ramiro Morán seqüestra a sua pequena neta, porque não pode permitir que sua filha seja mãe solteira. Deste modo cria o orfanato "Raio de Luz" para que a pequena Milena viva como órfã. Assim, durante anos, crianças da rua chegaram à casa formando uma grande família. Nesta casa cheia de sonhos e esperanças, cada uma das meninas, guiadas por Milena (Mili, como a chamam suas companheiras), viveram milhares de aventuras e desventuras, cheias de amor, amizade e diversão. Mas nem tudo será felicidade e alegria, já que Cinthia, a candidata a diretora da casa, fará todo o possível para ficar com o lar, e assim vingar-se de seu namorado, o dono do orfanato. O toque mágico da história chega com Carolina, uma jovem que trabalha em uma das fábricas dos Morán para pagar seus estudos. Emília deixa a direção do orfanato, que passa a ser controlado por Cinthia, que disputa o poder sobre as crianças com a malvada Carmem. Neste ponto, a música de abertura é "Remexe", que aparece no primeiro CD. Carolina chega à direção do orfanato. As crianças enfrentam também a rigorosa e linha-dura, porém bondosa Ernestina, que quer controlar a vida das crianças. Destaque também para as maldades de Bia contra Ana, a amizade das meninas Mili, Tati, Vivi, Cris e Pata, e o segredo que Pata esconde de todos: ter um irmão escondido no orfanato, um menino de rua conhecido como Mosca, que depois de descoberto passa a fazer parte da turma e o drama de Dani, a sobrinha de Carol. A segunda parte é marcada pela chegada de personagens como Maria, Thiago, Binho, Rafa, Julio, Fabio, Matias, Polliana, Marian e Fernando Brausen (par romântico de Carol). A reprise exibida de 22 de novembro de 2004 a 9 de abril de 2005, contando com 120 capítulos, foi somente da primeira temporada.

Segunda Temporada (1998)

Com a morte de José Ricardo Almeida Campos, todos os bens da família Almeida Campos ficam nas mãos de Carmen. Deste modo e abusando de sua autoridade, seu único objetivo será fechar o orfanato Raio de Luz e manter oculto o segredo que seu irmão guardou durante anos: a verdadeira identidade de Mili. Carolina e as crianças são obrigadas a procurar outro lugar para viver. Enquanto Carmen trata de todos os meios de cumprir com o seu objetivo com a ajuda do misterioso Pedro Vega, que na verdade é Felipe, o pai de Maria, começa uma nova vida para Carolina logo da partida de Júnior até Londres. Ela não só é nomeada a nova diretora do Raio de Luz, como também começará uma relação de amor com Fernando, o médico da casa. Quando tudo parece encaminhar-se, a chegada de Andréia, a ex-mulher de Fernando, e seu pequeno filho Diego ao orfanato botam em perigo o casamento de Carolina, já que ela deverá decidir por um de seus dois pretendentes: Fernando ou Felipe.

Terceira temporada (1998-1999)

A terceira temporada foi exibida também no ano de 1998, às 19h00 no SBT. A abertura era "Mexe Lá 2". Carmen cumpriu seu objetivo e, com a venda da casa, Carolina e os meninos vão em busca de um lugar para formar o novo "Raio de Luz". Por esse motivo, recebem ajuda do misterioso Pedro Vega, quem lhes dá sua velha casa para fundar ali a nova casa. Neste lugar, bastante estranho e perigoso, se encontraram com Helena, antiga governanta de Pedro e uma senhora misteriosa e de muito mau caráter que esconde Lucia num dos quartos sem saída, até ser resgatada por Neco. No novo bairro, os meninos conheceram novos amigos e vizinhos. Suas vidas mudaram quando tiveram que deixar a infância para aprender a difícil tarefa de crescer. Carol é obrigada a se mudar com Fernando, Cadu e as crianças para uma nova casa, deixada por Pedro Vega. No princípio, as crianças não se acostumam com a casa nova, mas depois acabam aceitando-a. As crianças que continuam nessa fase são: Mili, Tati, Pata, Marian, Maria, Mosca, Neco e Samuca. Depois chega Fran, uma amiga de Neco e Samuca. É nessa fase que começa e acontece a interação das crianças do orfanato e as crianças da rua. Ao ver que Gabriela e Mili sigam juntas, Carmen as seguirá de perto, cuidando para que nunca conheça o segredo, mas seus esforços se tornam inúteis e finalmente a verdade aparecerá.

Quarta temporada (1999)

A 1ª fase da quarta temporada foi exibida pelo SBT de segunda a sexta as 20:00, e sábado era o compacto da semana. A abertura era Mexe Já. Esta temporada foi talvez a de maior audiência, devido ao auge da novela. Um dos principais temas da temporada é a descoberta do primeiro amor, as brigas e trapalhadas entre os meninos do orfanato e os Nabisos, um trio de pestinhas contra os orfãos, formado por André, Janjão e Tatu, e a briga da custódia de Maria entre Carolina e Felipe, que são obrigados a dividirem a guarda da garotinha e em meio a tantas brigas, aos poucos os dois acabam se apaixonando.

Quinta temporada (2000-2001)

E a aventura continua em CHIQUITITAS 2000 ! Depois da demolição do orfanato e diante da terrível possibilidade de serem separados e enviados para distintas instituições, os meninos fogem de São Paulo guiados por Estrela e Alfredo até que, finalmente, chegam em São Dionísio - pequeno povoado rural onde vive Tunico, o avô de Estrela, num antigo e pitoresco celeiro.
Tudo parece bem. Os meninos se sentem livres e felizes com a possibilidade de continuarem juntos. Mas nem tudo são flores naquele bueólico recanto: quando chegam, o lugar está abandonado e Tunico desapareceu; o celeiro está a ponto de ser demolido, pois encontra-se no meio de um bosque que será explorado comercialmente por uma poderosa empresa madeireira; os vizinhos ricos da casa em frente se mostram hostis, principalmente com Estrela, por antigos e pendentes problemas familiares. Precisam se esconder, pois surgem inúmeras pessoas interessadas em revelar que eles chegaram no lugarejo fugidos de São Paulo. E como se não bastasse, Rian , filho de Tunico, volta dos Estados Unidos depois de uma longa temporada, trazendo Cora, a namorada e uma desagradável surpresa : os dois são os principais impulsores do projeto de desmatamento.
Estrela cresceu no bosque e o ama tanto quanto o velho Tunico, que a criou. Sente que precisa fazer alguma coisa para evitar sua destruição. Os meninos resolvem ajudá-la e acabam por descobrir que os inimigos são muitos e alguns deles lobos em pele de cordeiro (como no caso de Cora, à principio amável e compreensiva). Mas nossos meninos também descobrem que, nos momentos mais inesperados, é possível encontrar um amigo, alguém que os ajude a lutar pelo sonho de encontrar um lugar no mundo.
Dentro do celeiro há uma árvore que cresceu com Estrela e que é parte de sua própria história. Uma árvore generosa dentro da qual os meninos descobrirão a entrada para um mundo fantástico. Embaixo de suas raízes há um formigueiro aparentemente abandonado, com caminhos que levam a lugares insólitos.
Primeiro descobrem que um desses caminhos leva até à casa em frente. Logo depois chegam muito mais longe : outros dois caminhos subterrâneos levam a um Bosque Encantado e a um lugar tenebroso, que os meninos batizam de Bosque do Terror - onde aparecerão incríveis personagens. Flores que falam e produzem milagres, formigas boas e más, pássaros estranhos com misteriosos poderes, fontes mágicas e outras surpresas inimagináveis. Os meninos menores descobrem esse mundo fascinante e logo passam a perceber que tudo é tão encantador quanto perigoso.
Enquanto isso, os mais velhos vão se relacionar com outros jovens do povoado e daí nascem romances e desencontros. A história desse ano está repleta de aventuras românticas, mas igualmente recheada de momentos onde aflora a solidariedade e o respeito pela sabedoria daqueles que já viveram muito e sabem passar adiante suas experiências.
Solidariedade que é comprovada em momentos limites, quando uma das órfãs do orfanato necessita de um transplante de rins ou quando vô Tunico fica cego e precisa contar com a inestimável ajuda de todos. Histórias de profunda comoção que pretendem retratar a importância da doação de órgãos, como meio de preservar e estender a vida, e a questão da valorização do idoso - fonte de experiência e aprendizagem diante da ainda frágil e muitas vezes equivocada visão da juventude. Lições duras de aprender, mas extremamente úteis para as crianças do Raio de Luz.
Um dia, porém, recebem um notícia inesperada: o avião que trazia Carolina de volta para o Brasil acabou caindo. Todos acreditam que é o fim. Mas sempre há uma gotinha de esperança naquelas que levam sua "criança" dentro do coração ...
É um ano de grandes sonhos e pequenos triunfos, que vão ajudar as crianças a entender melhor o mundo dos adultos. Uma vez mais, aprenderão que tudo o que buscamos na vida, está sempre dentro de nós. E o segredo para encontrar o que tanto perseguimos é deixar falar a, criança que, por vezes, dorme em nosso coração.

Nenhum comentário: