sábado, 3 de março de 2012


Ação Games foi uma revista brasileira especializada em jogos para vídeo game que circulou entre 1991 e 2000. Lançada como um especial da revista esportiva A Semana em Ação, que substituiu Placar na Editora Abril em agosto de 1990, teve sua primeira edição em dezembro de 1990, sob o título de A Semana em Ação: Especial Games. Como as palavras em maior destaque no título eram "Ação" e "Games", a revista logo passou a ser chamada de Ação Games. Houve ainda uma segunda edição, em março de 1991, mas a "revista-mãe" não durou muito, sendo extinta no primeiro semestre daquele ano. No entanto, o especial sobre games teve seu título comprado pela Editora Azul, que passou a editá-lo como revista mensal a partir de outubro de 1991, com o título de Ação Games. Foi criada por, entre outras pessoas, Marcelo Duarte, jornalista da ESPN Brasil e que hoje comanda o programa de vídeo games Game Up, da mesma emissora.
Com notícias sobre lançamentos e dicas de como passar de fases em vários jogos, a revista cresceu por cerca de dois anos, junto com o mercado de vídeo games no Brasil, e chegou a ser publicada na Argentina com o nome de Action Games. Quando a linha editorial começou a privilegiar um fabricante em detrimento de outros, a qualidade começou a ser questionada. A concorrência agressiva só acentuou essa situação, ainda mais quando, em 1994, as revistas Super Game e Game Power se fundiram pela Editora Nova Cultural e mudaram o cenário do mercado.
O surgimento da Internet também contribuiu para que a revista fosse perdendo espaço até fechar de vez, em dezembro de 2001. De acordo com o último editorial, a revista deixaria de ser mensal e seria lançada como especiais sem periodicidade.

Nenhum comentário: