quarta-feira, 1 de setembro de 2010


A dupla mais ouvida do final dos anos 80 e no começo dos anos 90 também, é nada mais, nada menos que Roxette. Com seu estilo pop rock, os suecos fizeram sucesso em casa, e depois para todo o mundo. Na época que os cantores/compositores Per Gessle e Marie Fredriksson uniram-se para formar o Roxette, ambos eram artistas de sucesso na Suécia. Eles se conheceram em 1979, atuando em bandas distintas. Gessle era integrante de uma das mais populares bandas suecas, o Gyllene Tider, enquanto Marie trabalhava nos menos bem sucedidos Strul e Mamas Barn (Filhos da Mãe), antes de ambos embarcaram em carreiras solo. Em 1981, Marie cantou pela primeira vez com Gyllene Tider, cantando ao fundo em um álbum de língua sueca da banda lançado em 1982, e que rendeu ao Gyllene Tider seu primeiro prêmio Rockbjörnen na categoria Melhor Grupo Sueco.
A dupla alcançou sucesso mundial entre o fim dos anos 1980 até meados da década de 1990, período em que tiveram dezenove singles no top 40 do UK Singles Chart[1] e quatro singles #1 nos Estados Unidos: "The Look", "Listen to Your Heart", "It Must Have Been Love" e "Joyride"[2]. Além disso a dupla foi certificada pela Recording Industry Association of America (RIAA), com dois álbuns de platina — Look Sharp!, de 1988 (lançado nos Estados Unidos em 1989) e Joyride, de 1991, bem como dois singles de ouro — "The Look" e "It Must Have Been Love". Em julho de 2009 o Roxette participou do New Wave Festival, onde Marie e Per interpretaram as músicas "The Look", "Listen To Your Heart", "It Must Have Been Love" e "Joyride" [3]. A dupla também confirmou que irá participar do festival "Night Of The Proms" no mês de outubro, e que logo em seguida entrará em estúdio para a gravação de materiais inéditos.
Per Gessle também anunciou que a discografia do Roxette será remasterizada e relançada, e que estes álbuns trarão algumas demos e b-sides da dupla.

Nenhum comentário: