sexta-feira, 25 de maio de 2012


******VELHAS BOAS MUSICAL******
Esta semana: Pense e dance - Barão Vermelho


Penso
Como vai minha vida
Alimento todos os desejos
Exorciso as minhas fantasias
Todo mundo tem um pouco
De medo da vida

Pra que perder tempo
Desperdiçando emoções
Grilar com pequenas provocações
Ataco se isso for preciso
Sou eu quem escolho e faço
Os meus inimigos

"Saudações a quem tem coragem"
Aos que tão aqui pra qualquer viagem
Não fique esperando a vida passar tão rápido
A felicidade é um estado imaginário

Não penso
Em tudo que já fiz
E não esqueço
de quem um dia amei
Desprezo
Os dias cinzentos
Eu aproveito pra sonhar enquanto é tempo

Eu rasgo o couro com os dentes
Beijo uma flor sem machucar
As minhas verdades
Eu invento sem medo
Eu faço de tudo
Pelos meus desejos (repete 3 estrofe)

segunda-feira, 21 de maio de 2012


O Rock tem nome e sobrenome, Barão Vermelho. Uma banda que sempre voa alto com seus hits inesquecíveis, fundada em 1981, após assistirem um show da banda Queen no Morumbi, em São Paulo, surgiu o desejo em Guto Goffi (Flávio Augusto Goffi Marquesini), bateria, e Maurício Barros (Maurício Carvalho de Barros), teclado, de 19 e 17 anos de idade, em formar uma banda de rock. Em outubro, os dois estudantes do Colégio da Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro, chegaram a um nome para o sonho: Guto sugeriu e Maurício concordou que o aviador alemão Manfred von Richthofen, principal inimigo dos Aliados na Primeira Guerra, batizasse o grupo com seu codinome: Barão Vermelho. Dias depois, a dupla se uniu a Dé (André Palmeira Cunha), baixo, e Frejat (Roberto Frejat), guitarra. Os ensaios ocorriam sempre na casa dos pais de Maurício e, como a banda ainda não tinha vocalista, através de uma amiga de escola, Guto conseguiu contato com um vocalista chamado Léo Guanabara (que veio a ser conhecido como Léo Jaime), mas uma incompatibilidade devido ao timbre da voz de Léo Jaime ser suave demais para o rock do Barão, fez com que ele não fosse aprovado pela banda. Léo não se aborreceu com isso, pois já integrava três bandas (entre elas João Penca e Seus Miquinhos Amestrados), indicando o saudoso Cazuza (Agenor de Miranda Araújo Neto). O Barão Vermelho então estava completo. Já em 1982, o som do Barão Vermelho, foi lançado nas lojas dia 27 de setembro, se espalhou um pouco e agradou muito o produtor Ezequiel Neves (José Ezequiel Moreira Neves, jornalista) e o diretor da Som Livre, Guto Graça Mello. Juntos, eles lançaram a banda e, com uma produção baratíssima,em quatro dias, foi gravado o primeiro álbum do Barão, que recebeu o nome da banda. Das músicas mais importantes, destacam-se "Bilhetinho Azul", "Ponto Fraco" e "Down Em Mim". Depois de alguns shows no Rio de Janeiro e em São Paulo, a banda voltou ao estúdio, agora por um mês inteiro, e gravou o segundo LP "Barão Vermelho 2", lançado em 1983. Embora o quinteto pudesse ser promissor, as rádios não pensavam assim, e se negavam a tocar suas músicas. Só depois que Ney Matogrosso gravou "Pro Dia Nascer Feliz", é que as rádios passam a tocar a versão original do Barão Vermelho. Nessa mesma época, Caetano Veloso reconheceu Cazuza como um grande poeta e incluiu a música "Todo amor que houver nessa vida" no repertório do seu show. O Barão Vermelho começou a ter o destaque que merecia, a repercussão foi tanta, que eles foram convidados para compor a trilha sonora do filme Bete Balanço, de Lael Rodrigues, em 1984, e o seu som se espalhou pelo Brasil. Aproveitando o embalo, o Barão Vermelho lançou o terceiro disco, Maior Abandonado, em 1984, conseguindo vender mais de 100 mil cópias em apenas seis meses.
Em 1984, o Barão Vermelho tocou com a Orquestra Sinfônica Brasileira, e em 1985, foi convidado para abrir os shows internacionais do Rock in Rio. Depois de tanto sucesso, estava claro para todos que a carreira da banda estava consolidada. Cazuza deixou o Barão para entrar em seu vôo solo, e a banda continua na ativa... Já em 1986, lançaram o quarto disco —Declare Guerra— e, embora as composições contassem com a ajuda de grandes nomes, como Renato Russo e Arnaldo Antunes, o álbum não foi muito promovido. A banda então, sentindo-se abandonada, assinou um contrato com a Warner e, em 1987, lançou o álbum Rock'n Geral, que contava com a participação mais ativa dos outros membros nas composições. Embora o disco tenha recebido boas críticas, ele não vendeu mais que 15 mil cópias. No mesmo ano, Maurício deixou a banda, e entraram o guitarrista Fernando Magalhães e o percussionista Peninha.
Somente com três dos integrantes originais, a banda lançou, em 1988, o disco Carnaval, misturando rock pesado e letras românticas. O álbum estourou nas rádios por conta da música "Pense e Dance", da novela "Vale Tudo", de Gilberto Braga, e foi um sucesso absoluto, garantindo ao Barão Vermelho a oportunidade de abrir a turnê de Rod Stewart no Brasil. No ano seguinte, 1989, ainda com a popularidade em alta, o Barão lançou o sétimo disco Barão ao Vivo, gravado em São Paulo, e, nesse mesmo ano, a gravadora Som Livre lançou a coletânea "Os melhores momentos de Cazuza e o Barão Vermelho", incluindo vários sucessos como "Pro dia nascer feliz", "Bete Balanço" e muitas outras. Esse álbum tem ainda várias raridades como a música "Eclipse Oculto" (inédita) e "Eu queria ter uma bomba", música que só era encontrada na trilha nacional da novela "A gata comeu", exibida em 1985.
Em 1990, depois de constantes desentendimentos, o baixista Dé abandonou a banda, dando lugar a Dadi, ex integrante dos "Novos Baianos" e do "A Cor do Som". Ao mesmo tempo, Maurício Barros regressa aos teclados da banda, participando como músico convidado dos álbuns e das turnês. Também nesse ano, o Barão grava o disco Na Calada da Noite, mostrando o lado mais acústico do grupo. É nesse álbum que está a música "O Poeta está Vivo"; uma alusão a Cazuza, que morreria alguns meses depois de complicações causada pelo vírus da AIDS.
Ainda em 1990, todos os integrantes da banda são apontados como os melhores de suas categorias, e em 1991, a banda é escolhida, por unanimidade de público e crítica da revista Bizz, como a melhor banda do ano. Em 91 e 92, o Barão Vermelho recebe o Prêmio Sharp de melhor conjunto de rock, e, ainda em 92, são eleitos como a melhor banda do Hollywood Rock daquele ano. O baixista Dadi foi então substituído por Rodrigo Santos.
Em 2001, após apresentar-se no Rock in Rio 3 Por Um Mundo Melhor, os integrantes resolveram dar uma "pausa" na banda a fim de desenvolverem projetos pessoais. Então já era o fim, e a vida continua: o retorno da banda ocorreu em 2004. O Barão Vermelho se reúne novamente e lança um novo álbum, "Barão Vermelho", com o puro rock'n'roll do início da carreira, incluindo "hits" como "Cuidado" e "A Chave da Porta da Frente". No dia 12 de janeiro de 2007, a banda faz seu último show no Rio de Janeiro, antes de nova parada "de férias" - a segunda na década. Seus integrantes passaram a dedicar-se a projetos solo. Antes da segunda parada, a banda lançou um livro sobre sua carreira e do DVD com o histórico show no Rock in Rio I. Não há previsão de retorno, porém alguns integrantes (como o baixista Rodrigo Santos e o vocalista Roberto Frejat) cogitam a volta do Barão aos palcos a partir de 2012.

terça-feira, 15 de maio de 2012


A rede Manchete FM surgiu a partir de outorgas concedidas pelos governos militares aos Bloch. A rede compunha-se de cinco emissoras: no Rio de Janeiro (89,3), em São Paulo (91,3), em Salvador (104,7), em Brasília (97,7) e em Recife (94,3).
A rádio do Rio foi uma rádio pop, nos anos 70 e 80. As outras quatro emissoras procuraram sempre seguir a linha da matriz carioca.
Há uma edição antiga da revista Veja, editada em 1983 ou 1984, que tinha como matéria de capa "O Mundo Encantado das FMs". Entre outras coisas, contava que, enquanto a Transamérica FM 100,1 de São Paulo transmitia, em seus primeiros anos, no fim da década de 70, uma programação pop mecânica, sem locução, a Manchete paulistana (FM 91,3) e a Jovem Pan (FM 100,9) conquistavam muito mais ouvintes, pois tinham programação pop mais ágil, e com locução.
Em 1989, a Manchete FM carioca estava inaugurando o primeiro programa do funqueiro DJ Malboro, que depois rodou por várias outras FMs do Rio.
Claro que a crise do grupo Bloch pegou em cheio as cinco FMs, nos anos 90. Em meados da década, as FMs do Rio e de São Paulo apelaram até para uma programação "adulta contemporânea".
Quando a ex-popular FM 105 (105,1) virou Rede Aleluia, em 1997, a Manchete FM carioca tentou captar seus ouvintes, passando a tocar só música romântica. Se o slogan da 105 é, desde 1984, "De bem com a vida", o da Manchete FM passou a ser "De bem com o sucesso", até fevereiro de 1998.
As cinco FMs Manchete saíram do comando dos Bloch no início de 1998, quando as cinco rádios foram arrendadas à Rede Gospel Sat, ligada à Igreja Apostólica Renascer em Cristo. O líder da igreja é Estevan Hernandes.
As cinco FMs passaram a seguir a programação das outras rádios da Rede Gospel Sat. Ou seja: música jovem gospel quase a semana toda. Quase, porque as manhãs de segunda a sexta eram reservadas à programas de variedades da Igreja Renascer (uma espécie de AeMão gospel), e os domingos tinham transmissões de quatro cultos.
Como o grupo da Igreja Renascer não mostrava competência para gerir as cinco rádios, o grupo Bloch começou a negociar a rede de FMs Manchete. Prevendo o pior, a rede Gospel Sat se precaveu. No Rio, comprou a FM 107,9 (ex-Estácio e ex-Universidade FM), no fim de 1999. Em Brasília, instalou uma repetidora em FM 92,9.
O racha na rede veio em 2000. A FM 89,3 do Rio e a FM 97,7 de Brasília foram vendidas à rede Nova Brasil FM, que assumiu sua filial carioca em 1º/11/2000, e a de Brasília em 2001.
Em 2002, a antiga rede de cinco FMs Manchete foi definitivamente extinta. As filiais de São Paulo (FM 91,3), de Salvador (FM 104,7) e de Recife (FM 94,3) também foram transferidas para a rede Nova Brasil FM. Tempos depois, a rádio paulistana foi vendida para a Itapema FM de Florianópolis, uma rádio adulta do grupo RBS.
Terminou, assim, a história de uma das primeiras redes de FMs da história do rádio brasileiro.

quarta-feira, 9 de maio de 2012


JOVEM GUARDA ESPECIAL


Ronnie Cord, (Ronald Cordovil), nasceu em Manhuaçu, no dia 22 de janeiro e morreu em São Paulo no dia 06 de janeiro. Ele foi um cantor brasileiro, filho do maestro e compositor Hervé Cordovil, aos seis anos já tocava violão.
Em 1959 fez um teste na Copacabana Discos, no Rio de Janeiro e, no ano seguinte, realizou sua primeira gravação, lançada em LP que reunia vários outros cantores.
Seu maior sucesso foi a canção Rua Augusta, com letra de Hervé Cordovil, lançada pela RCA Victor em 1963.
Em 1961 fez muito sucesso com a versão Biquini de Bolinha Amarelinha (em versão de Hervé Cordovil). O sucesso se deu depois que Ronnie gravou em 1960, com letra original, a musica Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polka Dot Bikini, que [Brian Hyland]] lançou no mesmo ano.
Em 1964, aproveitando a onda da Jovem Guarda, Ronnie Cord gravou novamente a versão em português, que também tornou-se sucesso em 1965.
Faleceu em 1986 com apenas 42 anos de idade, a pouco mais de duas semanas antes de completar 43 anos, ele eixou três filhos.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

ESTAÇÃO CINEMA - Gremlins (primeiro e segundo filme)



Gremlins é um filme americano de 1984 dirigido por Joe Dante e produzido por Steven Spielberg. O longa-metragem, de humor negro, foi feito pela Amblin Entertainment e distribuido pela Warner Bros. Rand Peltzer é um inventor que, ao tentar dar um presente de Natal único para seu filho, Billy Peltzer, compra em uma loja de artigos chineses na cidade Chinatown um Mogwai, um bichinho aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião o vende por 200 dólares e diz as regras essenciais para ter um Mogwai:
Nunca colocá-lo diante da luz forte e muito menos na luz solar, que pode matá-lo;
Nunca molhá-lo;
E a regra principal, nunca o alimente após a meia-noite, mesmo que ele chore ou implore.
Rand Peltzer ouve o aviso sem dar a devida importância e leva o Mogwai para sua casa, na pequena cidade Kingston Falls.
Quando Billy Peltzer recebe o Mogwai como presente de Natal fica maravilhado e dá ele o nome Gizmo, mas as regras não são respeitadas. Assim, acidentalmente o Mogwai é molhado e se multiplica assustadoramente dando origem à novos Mogwais. Os novos Mogwais são alimentados após a meia-noite, transformando-se em criaturas más chamadas de Gremlins. Dentre os Gremlins, há um que possui uma cabeleira na cabeça e que, por esse fato, é chamado de Faixa. Faixa é o líder dos Gremlins. Billy e sua mãe conseguem matar todos os novos Gremlins, exceto Faixa, o qual consegue escapar vivo. Faixa vai até a Associação Cristã de Moços de Kingston Falls e mergulha em uma piscina, dando origem à centenas de novos Gremlins, que destroem quase a cidade inteira em apenas uma noite.
Já estava quase amanhecendo em Kingston Falls e os Gremlins procuram um lugar escuro para ficar, pois a luz do Sol pode matá-los. Os Gremlins vão para o cinema e começam a assistir o filme Branca de Neve e Os Sete Anões. Os Gremlins ficam encantados com filme. Billy e sua namorada Kate aproveitam a situação para entrarem encondidos no cinema e provocar um vazamento de gás, para provocar uma explosão. Porém, antes do cinema explodir, Faixa vai até uma loja pegar doces e chocolates. O cinema explode e todos Gremlins morrem, exceto o Faixa. Na loja onde o Faixa está, há uma fonte d'água que, se ele conseguir chegar até ela, vai começar tudo de novo. Felizmente, Faixa é morto antes de se mollhar na fonte. Todos os Gremlins finalmente são mortos.
O velho chinês vai à casa de Rand Peltzer devolver os 200 dólares e pegar Gizmo de volta. Ele diz que a sociedade não está pronta para os Mogwais, e diz a Billy que um dia ele pode estar preparado e que o Gizmo estaria esperando.

Gremlins 2: A Nova Geração - 1989 (The New Batch)

Na continuação do filme, Sr. Wing acaba morrendo de velhice e, na demolição da loja onde Gizmo estava, o mogwai escapa. O animal é encontrado por um cientista, que o leva para para seu local de trabalho com a finalidade de dissecá-lo. Coincidentemente suficiente - e para garantir o enredo do filme -, Billy (Zach Galligan) e Kate (Phoebe Cates) trabalham no mesmo prédio. Billy esconde Gizmo dos cientistas, mas durante um jantar com seu chefe, Sr. Clamp (John Glover), o mogwai é acidentalmente molhado, dando origem a quatro novos animais. Estes, apesar da aparência semelhante à de Gizmo, eram malignos, e conseguem trancafiá-lo no duto de ventilação. Os Mogwais malignos alimentam-se após a meia noite, desrespeitando a terceira regra de conduta dos bichos, e tornam-se Gremlins. Como Gremlins, causam uma explosão dentro do prédio onde estavam, acionando o sistema anti-incêndio e criando uma miríade de novos monstros. O caos é instalado e, em meio a desculpas do Sr. Clamp à mídia, que nega a existência dos monstros, a torturas praticadas por Gremlins contra Gizmo, e a ingestão de "poções" que implicam mutações, o filme se desenrola, e a imcumbência de pôr termo nas peripécias dos Gremlins recai sobre os personagens principais do longa, Billy, Kate e Gizmo. Gênero: fantasia, aventura e comédia. Duração: 1h 46 minutos (nos dois filmes). Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gremlins/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Gremlins_2:_The_New_Batch)

quinta-feira, 3 de maio de 2012


******VELHAS BOAS BOAS MUSICAL******
Esta semana: Leva - Tim Maia


Foi bom eu ficar com você
O ano inteiro
Pode crer!
Foi legal te encontrar
Foi amor verdadeiro
É bom acordar com você
Quando amanhece o dia
Dá vontade de te agradar
Te trazer alegria...

Tão bom encontrar com você
Sem ter hora marcada
De falar de amor bem baixinho
Quando é madrugada...

Tão bom é poder despertar
Em você fantasias
Te envolver, te acender
Te ligar, te fazer companhia...

Leva!
O meu som contigo, leva
E me faz a tua festa
Quero ver você feliz
Uh! Uh!
Leva!
O meu som contigo, leva
E me faz a tua festa
Quero ver você feliz...

É bom quando estou com você
Numa turma de amigos
E depois da canção
Você fica escutando
O que eu digo...

No carro, na rua, no bar
Estou sempre contigo
Toda vez que você precisar
Você tem um amigo...

Estou pr'o que der e vier
Conte sempre comigo
Pela estrada buscando emoções
Despertando os sentidos...

Com você, primavera, verão
No outono ou no inverno
Nosso caso de amor tem sabor
De um sonho eterno... (repete refrão)