quinta-feira, 18 de agosto de 2011


Combo Rangers é uma série de Webmanga criado em 1998 pelo autor japonês-brasileiro Fábio Yabu. É claramente baseado em séries de Super Sentai (tendo começado por ser uma paródia, em seguida, desenvolver mais histórias sérias embora sem perder a veia cômica) com cinco rangers principais (vermelho, azul, verde, rosa e amarelo) um extra e um branco. Além disso eles são liderados pelo Poderoso Combo a quem o Rangers chamam Tio Combo e luta contra várias formas de mal. Eles são auto-nomeado "os que lutam em nome do amor e da justiça". Combo Rangers ganhou o Prêmio HQ Mix três vezes. A história se passa em uma cidade fictícia chamada Cidade City (aliás, city é cidade em inglês). A cidade está localizada em um universo fictício chamado "Yabuverso" (baseado no sobrenome do criador). Inicialmente o Poderoso Combo foi o responsável por salvar a cidade e o mundo de todo o tipo de mal, mas seus poderes foram prejudicar sua saúde então ele foi forçado a se aposentar. Por isso ele recrutou cinco filhos (todos eles eram cerca de nove anos de idade) para a batalha contra o General Monte que estava vindo do espaço. Conforme o tempo passa no mundo real o mesmo acontece com o tempo na história o que significa que todos os personagens cresceram. Na última temporada eles foram apresentados como adolescentes. Também além de ser super-heróis eles também têm de lidar com a casa, escola e família, enquanto tenta manter sua vida super-heróis em segredo. Eles não são só os super-heróis embora: eles são membros da ASH, a Associação de Super-Heróis que é o lar de vários outros super-heróis.
A série foi destaque na internet até 2003 quando foi cancelado. Também foi impresso como gibis em 2000 impressos, primeiro pela JBC[6], depois pela Panini. Em 2003 a produção de internet foi interrompida, mas após isso a editora Panini ainda lançou os gibis até 2004[7]. Em 2004 Yabu decidiu parar de escrever os quadrinhos para se concentrar apenas no seu livro "Princesas do Mar" (que em breve se tornaria um desenho animado). O livro foi um sucesso e portanto Yabu lançou duas continuações. Depois de algum tempo fora do ar, o site voltou a reprisar os capítulos das duas primeiras temporadas, e foi abandonado em 2005. Desde a última edição do gibi Yabu não disse nada sobre continuar a escrever a série Combo Rangers.

Os personagens da história: Fox (Combo Ranger vermelho)
O destemido líder da equipe,que é namorado de tati por quem ele gosta. Às vezes pode ser meio burrinho, mas sua coragem e espírito de liderança são inquestionáveis, e podem levá-lo a ser o sucessor do Tio Combo no futuro. Não gosta muito de estudar, principalmente geografia. O tempo passa e os desafios aumentam. Fox continua no comando da equipe, porém suas atitudes imaturas acabam abalando seu respeito perante aos outros. Com a intenção de tornar o garoto um grande herói, Tio Combo decide testar as habilidades de Fox. Apesar de todas as confusões com seu novo treinamento, o Combo Ranger Vermelho é escolhido para ser o portador de um novo poder incrível. A Estrela Defensora, um objeto sagrado que veio pra Terra há centenas de anos, promove Fox para seu novo portador. Novas forças e novas responsabilidades são assumidas mas, mesmo com todos os riscos, o herói aceita seu destino.

Tati (Combo Ranger Rosa)
Uma menina alegre e descontraída, ela é a namorada do Fox, por quem é capaz de fazer qualquer coisa. Apesar disso, Tati é muito ciumenta e não deixa que nenhuma menina chegue perto dele. Sai da equipe para viver uma vida normal.

Sara (Combo Ranger Rosa)
Sara era originalmente uma aliada temporária dos Combo Rangers, mas sua importância à série começou a aumentar significativamente: Foi escolhida primeiramente ser a substituta de Tati, em seguinte é escolhida para ser a Garota Arco-Íris sucessora de Camila, mas depois Sara e Gaia conversam entrando num acordo e dando parte dos poderes de Garota Arco-Íris para Sara (que fica apenas com vôo e habilidade de mudar de roupa) e Camila (que fica com o resto dos poderes e o título de Garota Arco-Íris de volta). Ela não possui poderes como os outros Combo Rangers, mas tem a habilidade única de adquirir o poder que quiser por 15 minutos, passado esse tempo ela precisa esperar mais 15 minutos para que seu poder "recarregue".

Ken (Combo Ranger Azul)
É o membro mais inteligente da equipe. Às vezes pode ser meio mal humorado, principalmente com as gafes de Fox, mas é um amigo leal e tem um coração de ouro. Teve uma paixão secreta por Tati, mas hoje, se vê num bom relacionamento com Fabi.

Kiko (Combo Ranger Verde)
O membro mais divertido da equipe, adora fazer piadas e é o único que não está interessado em namorar. Kiko quer mais é se divertir e aproveitar sua liberdade. Apesar de não ser tão desleixado quanto Fox, às vezes dá umas "escorregadas" na escola. Gosta de ouvir rap, funk e reggae.

Lisa (Combo Ranger Amarela
Uma menina muito estudiosa, filha de uma família humilde que precisa estudar muito para poder manter a bolsa de estudos na escola. Completamente apaixonada por Luke, tira de seu grande amor a força para lutar. Às vezes pode ser um pouco chorona e dramática.

Luke (Combo Ranger Branco)
O sexto Combo Ranger tem um futuro de muitas lutas e um passado de muitos mistérios. Ele é apaixonado por Lisa, com quem começou a namorar depois de muitos desencontros.
Um dos grandes mistérios acerca de Luke era o seu poder de cura e telepatia, que podiam ser usados mesmo quando ele não está transformado. Esse mistério ficou em aberto, porem foi revelado em Combo Rangers Angels a nova série que na verdade Luke e um anjo!

Maya (Combo Ranger Honorária)
Maya se vale apenas de suas habilidades atléticas, artes marciais e conhecimentos em informática para enfrentar seus inimigos. Mesmo sem poderes, ela teve participação muito importante em Combo Rangers Zero.
Maya constrói uma grande amizade com Fox ao longo da série, o que implica uma má relação com Tati devido ao forte ciúme e temperamento da Combo Ranger Rosa.
Mais tarde na série Maya se vale de um bastão de alta tecnologia, o bastão de gravidade, criado por seu Pai, o Doutor Cooper, um grande cientista que foi um dos vilões na fase Zero, mas, graças ao amor da filha e sua assistente Fabi, acaba voltando a trilhar o caminho do bem e se torna um grande aliado da equipe.
O bastão de Maya vai de 10 a 10.000 kilos, dependendo da vontade da menina. Nas mãos dela, o peso do bastão é sempre o mesmo.

Poderoso Combo (Criador e mentor dos Combo Rangers)
Conhecido por ser o criador dos Combo Rangers, o Poderoso Combo possuía poderes quase ilimitados como super-força, invulnerabilidade, super-velocidade, capacidade de voar, de se transformar em pedra, de ficar invisível, em chamas, elasticidade, percepção extra-sensorial, além de conhecimentos profundos em técnicas de combate avançadas. Ao combinar seus múltiplos poderes, ele gera o Turbilhão da Combo Energia, capaz de destruir um planeta do tamanho da Terra em poucos segundos. Além de todos esses poderes, aparentemente o Poderoso Combo não envelhece como os seres humanos (uma "consequência" de seu poder).

Nenhum comentário: