quarta-feira, 13 de abril de 2011


Dono de vários sucessos internacionais, Juan Francisco Secada Martinez (mais conhecido como Jon Secada),é um cantor e compositor cubano radicado nos EUA.
Quando tinha nove anos, sua família pediu para deixar Cuba legalmente. Quando saiu, em 1971, a família deixou o país rumo a Miami. Lá abriram uma cafeteria. Foi na época do ginásio que seu talento para música começou a aparecer. Jon foi levado para a Universidade de Miami, onde começou a fazer os vocais para as apresentações de jazz. Nessa época, Emilio Estefan, que já conhecia o trabalho de Jon, o convidou para ser backing vocal de sua mulher, a cantora Gloria Estefan.

Em 1992 conseguiu lançar-se em carreira solo e gravar o primeiro álbum, Jon Secada . Ele se tornou um dos maiores artistas contemporâneos da década de 90, vendendo mais de seis milhões de cópias em todo mundo. Os grandes hits foram Just Another Day, Angel e Do You Believe in Us. Sua versão espanhola para o disco Otro Dia Mas Sin Verti, se tornou o primeiro na parada da Billboard para o mercado latino e também ganhou um Grammy como melhor álbum pop latino. Seu segundo trabalho em inglês Heart, Soul, and a Voice não repetiu o sucesso do primeiro, mas vendeu mais de um milhão de cópias. O destaque foi a canção Mental Picture. Novamente ele lança uma versão em espanhol: Si Te Vas. No ano seguinte chega às lojas Amor, deixando de lado o mercado americano e europeu. Novamente ele ganha um Grammy. Dois anos depois é produzido Secada, um verdadeiro fracasso comercial. Com isso, Jon assina com a Sony Music’s Epic Records. Entre suas obrigações contratuais está compor músicas para os astros Jennifer Lopez e Ricky Martin. Em 2000, saiu seu primeiro disco pela gravadora nova, Better Part of Me, seguido de The Gift – The Christmas Albun, e Amanecer. Em 2005, já como artista independente, gravou pela pequena Big3 Studios Miami, Florida o álbum Same Dream que conseguiu expressivas posições em chats americanos com as faixas Window to my heart, Tender love e Free. Ele ainda regravou hits compostos por ele, mas que fizeram sucesso com outros artistas como Coming out of the dark e She's all I ever head. Atualmente Jon Secada se prepara para a 4ª Temporada de Latin American Idol, programa do qual participa como jurado, além dos lançamentos dos álbuns Expressions com regravações de grandes clássicos mundiais em versão Jazz e o DVD ao vivo gravado no Brasil Jon Secada - Stage Rio.

Nenhum comentário: