quarta-feira, 15 de setembro de 2010


Conhecida como A Deusa da música, Rosana Fiengo começou a cantar durante os anos 70 na banda de seu pai (Aldo Fiengo), a Casanova's. Fortemente influenciada por Elis Regina e Gladys Knight na adolescência, decidiu ser cantora.

Em 1978, ainda na banda do pai e já morando na cidade do Rio de Janeiro, gravou um compacto simples pela gravadora Odeon, com a romântica "Fique um Pouco Mais", que entrou na trilha da novela Pecado Rasgado da Rede Globo e "Muito Independente", em ritmo de discothèque. A banda Casanova's chegou a aparecer numa cena dessa novela, com Rosana como vocalista. Participou ainda de diversos programas de televisão da época, como Globo de Ouro, Chacrinha, Carlos Imperial, Sexta Super, Raul Gil e Almoço com as Estrelas. Em 1981, classificou-se no Festival MPB Shell da Rede Globo com a canção Pensei Que Fosse Fácil (Mas Não É) de Zé Rodrix. Novamente em 1985 participou de outro festival da Rede Globo, o Festival dos Festivais, e interpretou numa das eliminatórias a canção Vidraça. Ainda naquele ano, participa do especial infantil A Era dos Halley de Augusto César Vannucci, cantando ao lado de Guilherme Lamounier a música Luz de Mim de Daltony Nóbrega.

Em 1986, após gravar alguns discos e participar de outros, uma fita com uma gravação daquele que é considerado pela cantora o seu primeiro sucesso da carreira - Nem um toque, foi levada à Rede Globo e acabou inserida na trilha sonora da telenovela Roda de Fogo (1986). Com essa exposição, a música foi exaustivamente executada nas rádios. Rosana então assinou contrato com a CBS/Sony Music (atual Sony BMG) neste mesmo ano, permanecendo neste selo até 1993.

O maior sucesso, porém, ocorreu no ano seguinte, com a canção O amor e o poder, que fez parte da trilha de Mandala (1987), que ficou por várias semanas consecutivas em primeiro lugar nas paradas de sucesso. O primeiro disco, Coração selvagem, que continha esta canção, vendeu mais de um milhão de cópias, rendendo-lhe vários troféus e homenagens.

Ao longo da carreira, gravou mais de doze discos, dos quais oito tiveram execução fora do Brasil, sobretudo na América Latina, contabilizando oito discos de ouro e dois de platina, e também foi convidada para gravar com cantores internacionais e apresentou-se nos principais programas televisivos. Nos anos 90 dedicou-se a gravar projetos especiais privilegiando outros estilos musicais, tais como o rhythm and blues no álbum Doce Pecado, 1990 gravado em Miami(EUA) com produção de Ronnie Foster, releituras de clássicos da MPB (Gata de Rua, 1993, com produção de Roberto Menescal) ou uma incursão pela dance music (Vende Peixe-Se, 1996). Em 1991 Rosana fez vocalize no funk eletrônico Mexa-se, faixa do trabalho de estréia da banda Magrellos, participando do clip do grupo veiculado na MTV e também em programas de tv. Em 1998, nasceu Davi, o primeiro filho, e afastou-se novamente da mídia. Quando se comemorou os 90 anos de Carmen Miranda, fez uma homenagem a ela excursionando com o espetáculo em 1999, com músicas de seu repertório. A cantora também gravou canções para dois filmes da Disney: O Corcunda de NotreDame e Oliver & Sua Turma. Rosana tem como madrinha de carreira a cantora Leny Andrade e é reconhecida como uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos por nomes consagrados como o cantor e compositor Caetano Veloso, e o produtor musical Max Pierre. No atual Prêmio de Música Brasileira (antigo Prêmio TIM/SHARP)organizado por José Maurício Machline, Rosana é uma das recordista com 9 indicações sendo a última em 2004 pelo álbum Rosana (Moviplay, 2003) e vencedora de 5 prêmio de Melhor Cantora Popular em 1987, 1989, 1990, 1992 e 1994.

Vivendo no Rio de Janeiro, a cantora multiinstrumentista, continua fazendo espetáculos pelo Brasil e exterior, cantando e ainda tocando piano e violão.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


******JOVEM GUARDA ESPECIAL******


Rebeldes ou não, eles já foram a dupla mais adorada dos anos 60: Leno (Gileno Osório Wanderley de Azevedo) e Lilian (Sílvia Lília Barrie Knapp), Em 1966, a dupla lançou o primeiro disco, com as canções "Pobre Menina" e "Devolva-me". O primeiro LP, gravado logo em seguida, incluía essas duas primeiras músicas e ainda "Eu Não Sabia Que Você Existia", outro sucesso.

Já em 1968, com uma separação da dupla, Leno seguiu carreira solo e gravou alguns discos com relativo êxito. Em 1972 eles voltam a se apresentar juntos. Nesse período, lançam canções produzidas e compostas por Raulzito (Raul Seixas), Renato Barros e outros autores, além de composições próprias.

Ao longo das décadas de 1970 e 1980, Lílian e Leno desenvolveram carreiras solo, com alguns breves reencontros.

Em 1980, Lílian obteve grande sucesso com a canção "Sou Rebelde". Nesta época, Lílian posa nua para uma edição especial da revista Homem, da Idéia Editorial.

Nos anos 90, Leno e Lílian participaram de shows comemorativos aos 30 anos de Jovem Guarda e se apresentaram juntos ou separadamente. Alguns discos da dupla e individuais de Leno foram relançados em CD.

Em 2001, Lílian volta em dose dupla: com o CD Lilian Knapp, seu primeiro álbum desde 1992, e o livro Como um Conto de Fadas (Editora Qualigraph), pequeno volume que é uma espécie de "autobiografia informal" da cantora.

Atualmente, Lilian (sob o nome Lil Knapp) faz parte da dupla de rock Kynna com o baterista Kdu Nolla. A dupla chegou a gravar alguns clássicos do rock nacional, com arranjos e cordas do guitarrista Luiz Carlini.

domingo, 5 de setembro de 2010


******VELHAS BOAS MUSICAL******
Esta semana: Listen to Your Heart (Roxette)


I know there's something in the wake of your smile
I get a notion from the look in your eyes, yea
You've built a love but that love falls apart
Your little piece of heaven turns too dark


Listen to your heart
when he's calling for you
Listen to your heart
there's nothing else you can do
I don't know where you're going
and I don't know why,
but listen to your heart
before you tell him goodbye


Sometimes you wonder if this fight is worthwhileThe precious moments are all lost in the tide, yeaThey're swept away and nothing is what is seems,
the feeling of belonging to your dreams (repeat chorus)

And there are voices
that want to be heard
So much to mention
but you can't find the words
The scent of magic,
the beauty that's been
when love was wilder than the wind
(return to chorus)

CONFIRA A TRADUÇÃO:

Eu sei há algo após seu sorriso
Eu obtenho uma noção do olhar em seus olhos, sim
Você construiu um amor, mas aquele amor se quebra
Seu pedacinho do paraíso, muda pra escuridão


Escute seu coração
Quando ele chamar por você
Escute seu coração
Não há nada mais que você pode fazer
Eu não sei aonde você vai
E eu não sei por que,
Mas escute seu coração
Antes de você lhe dizer adeus


Às vezes você deseja saber se esta briga valeu a pena
Os momentos preciosos estão todos perdidos na maré, sim
Eles são varridos e nada é o que parece,
O sentimento de pertencer a seus sonhos (repete refrão)

E há vozes
Que querem ser ouvidas
Tanto a mencionar
Mas você não consegue achar as palavras
A essência de magia,
A beleza que havia
Quando amor era mais selvagem que o vento
(volta para o refrão)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010


A dupla mais ouvida do final dos anos 80 e no começo dos anos 90 também, é nada mais, nada menos que Roxette. Com seu estilo pop rock, os suecos fizeram sucesso em casa, e depois para todo o mundo. Na época que os cantores/compositores Per Gessle e Marie Fredriksson uniram-se para formar o Roxette, ambos eram artistas de sucesso na Suécia. Eles se conheceram em 1979, atuando em bandas distintas. Gessle era integrante de uma das mais populares bandas suecas, o Gyllene Tider, enquanto Marie trabalhava nos menos bem sucedidos Strul e Mamas Barn (Filhos da Mãe), antes de ambos embarcaram em carreiras solo. Em 1981, Marie cantou pela primeira vez com Gyllene Tider, cantando ao fundo em um álbum de língua sueca da banda lançado em 1982, e que rendeu ao Gyllene Tider seu primeiro prêmio Rockbjörnen na categoria Melhor Grupo Sueco.
A dupla alcançou sucesso mundial entre o fim dos anos 1980 até meados da década de 1990, período em que tiveram dezenove singles no top 40 do UK Singles Chart[1] e quatro singles #1 nos Estados Unidos: "The Look", "Listen to Your Heart", "It Must Have Been Love" e "Joyride"[2]. Além disso a dupla foi certificada pela Recording Industry Association of America (RIAA), com dois álbuns de platina — Look Sharp!, de 1988 (lançado nos Estados Unidos em 1989) e Joyride, de 1991, bem como dois singles de ouro — "The Look" e "It Must Have Been Love". Em julho de 2009 o Roxette participou do New Wave Festival, onde Marie e Per interpretaram as músicas "The Look", "Listen To Your Heart", "It Must Have Been Love" e "Joyride" [3]. A dupla também confirmou que irá participar do festival "Night Of The Proms" no mês de outubro, e que logo em seguida entrará em estúdio para a gravação de materiais inéditos.
Per Gessle também anunciou que a discografia do Roxette será remasterizada e relançada, e que estes álbuns trarão algumas demos e b-sides da dupla.